04/06/2018 às 08:55

Sindilojas União participa do 34º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens e Serviços (CNSE)

 Uma realização do Sindivarejo Campo Grande, com o apoio da Fecomércio-MS, Sesc, Senac, CNC e patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e do Sebrae.

O Presidente do Sindivarejo-CG e do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo deu as boas vindas a todos e disse que o objetivo do evento, que reúne 700 congressistas, é debater e trazer conhecimento para lideranças sindicais de todo o Brasil, que representam o setor de maior desenvolvimento da economia, responsável por setenta por cento do produto interno bruto do País. “Podemos ser fortes, alinhados a um discurso de cooperação.  Nossas condutas e estratégias para a sustentabilidade dos sindicatos nos farão fortes frente aos desafios que virão”.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, lembrou que “um Congresso como este é um momento de busca de soluções. Precisamos de unidade e aqui vemos comerciantes de todo o País que têm força”.

Dentre os representantes do Sistema Comércio presentes à solenidade, estavam o diretor nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões, o vice-presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Adelmir Santana, destacou que as mudanças exigem unidade e que os sindicatos sigam no mesmo caminho para superar dificuldades, dentre elas a burocracia e o excesso de tributos. “É realmente um momento de reflexão um encontro como esse”.

Na cerimônia de abertura, uma apresentação cultural intensa proporcionou aos participantes uma imersão à culturas e povos, falando sobre as raízes históricas daqueles que contribuíram para a formação do Mato Grosso do Sul. “Prestamos uma homenagem a todos que se dedicaram a formar um novo Estado da federação por meio da dança e apresentações musicais”, destaca Edison.

Programação –Presidentes de Sindicatos Empresariais e de Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de todo o País participam de intensa programação técnica, com palestras e debates, tendo como tema central “Sindicalismo Pós-reforma Trabalhista – Novos Desafios”.

O Congresso traz importantes nomes para debater temas que permeiam o comércio de rua, shoppings, novas propostas de processo em gestão para sindicatos patronais, por meio de cases dos grupos de trabalho, durante os três dias de encontro.

A programação teve início na manhã do dia 23, com foco no intercâmbio de experiências entre os componentes de grupos de trabalho das áreas de comunicação, do setor jurídico e executivos dos Sindicatos. Na quinta-feira (24/05), a programação técnica prevê o talk show sobre “Produtos e Serviços são a saída para o custeio sindical”, com o consultor Alberto Pereira Gaspar e com a advogada do setor sindical da CNC, Lidiane Nogueira, a partir das 8h30 horas. Na sequência, o talk show, Contribuição Sindical com a participação da especialista em direito econômico, Celita Oliveira Sousa, e com o especialista em direito tributário, João Ricardo de Pinho. Às 11 horas, o escritor José Luiz TejonMegido faz uma palestra motivacional. Ele é uma das referências nas áreas de gestão de vendas, marketing, liderança e superação humana, com livros publicados e prêmios recebidos no Brasil e na França.

No período da tarde, as palestras serão sobre o comércio de rua, shopping center, negociação coletiva, assessoria parlamentar e gestão sindical nos novos tempos.

Na sexta-feira (25/05), último dia do evento, a partir das 8h30, o painel “Negociação Coletiva em novos tempos” traz como participantes o procurador do MPT/RS, Rogério UzunFleischmann, a negociadora patronal Carla Teresa Martins Romar, o advogado da CNC, Roberto Lopes, e o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, Lourival Figueiredo Melo. O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho – TST, Douglas Alencar Rodrigues, finaliza o congresso com a palestra magna “Aspectos Constitucionais da Reforma Trabalhista”.

Saiba mais no site WWW.cnse.com.br

Fonte: CNSE (com adaptações)

 

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de União dos Palmares

  • Endereço:
    Av Dr Antônio Gomes de Barros, 231 - Centro
  • CEP: 57800-000
  • Processo: 052
  • Telefone(s):(82) 3281-1851
    Fax:(82) 3281-1851
  • Email contato: sindilojas-uniao@fecomercio-al.com.br
  • Presidente:
    ADEILDO SOTERO DA SILVA