28/11/2018 às 16:26

Comércio funcionará normalmente no Dia do Evangélico

O Sindicato do Comércio Varejista de União dos Palmares (Sindilojas União) informa que no Dia do Evangélico, 30 de novembro, o comércio funcionará normalmente, não ficando as empresas passíveis de punição em decorrência da abertura, pois legalmente é uma data comum no calendário civil. No dia comemorativo, apenas o funcionalismo público estadual está dispensado do expediente.

O presidente do sindicato, Adeildo Sotero, reconhece o merecimento dos evangélicos em ter um dia alusivo, mas explica que além da ausência de previsão legal que obrigue o fechamento do comércio, os impactos caso houvesse esse fechamento seriam negativos. “Quando fecha suas lojas, o comércio perde faturamento, embora continue com a obrigação de quitar seus compromissos financeiros. Por isso, planeja o fechamento nas datas legalmente consideradas feriados no calendário civil”, diz.

Além do comércio e das empresas privadas, no dia 30 também funcionarão em horário normal os bancos, a prefeitura e as respectivas secretarias municipais. Mesmo com a perspectiva de abertura normal, o desconhecimento por parte das pessoas de que a data não é feriado para a inciativa privada e para o município de União, acaba por trazer prejuízos. Isso porque desde a instituição da data pelo governo do estado, muitas pessoas acreditam que tudo estará fechado e, consequentemente, acabam se programando para não irem ao comércio, o que resultará num menor faturamento no dia.

Os impactos também se estendem à economia informal, pois moto-táxis, vans e táxis cadastrados, carrinhos de lanches, vendedores de água e de outros produtos, com um potencial fluxo menor de pessoas, também sentirão a diminuição no faturamento.

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de União dos Palmares

  • Endereço:
    Av Dr Antônio Gomes de Barros, 231 - Centro
  • CEP: 57800-000
  • Processo: 052
  • Telefone(s):(82) 3281-1851
    Fax:(82) 3281-1851
  • Email contato: sindilojas-uniao@fecomercio-al.com.br
  • Presidente:
    ADEILDO SOTERO DA SILVA